A articulação temporomandibular é a articulação da mandíbula com o crânio, especificamente o processo côndilar da mandíbula com o osso temporal. Note que a grafia têmporo-mandibular é errada, embora frequente.
A simetria ditada pela ATM tem que ser constante. Unida com as articulações da coluna cervical e cintura escapular, a ATM transforma-se em um perceptível péndulo, consequentemente sua distonia provocará distúrbios posturais diretos na coluna cervical e na cintura escapular, promovendo assim, alterações posturais que podem acometer a coluna lombar e os membros inferiores. Não existe sequer exatas confirmações científicas de que a disfunção da ATM pode levar a tal disfunção postural de lombar para baixo, mas muitos estudos na área da saúde demonstraram alguns pacientes com tais alterações posturais e possuíam uma disfunção temporomandibular
Quando essa articulação dupla bilateral está com movimentação alterada,são encontrados alguns sintomas como:
- Cefaléia
- Dor na região em que mastiga; na região da ATM e na região cervical;
- Ruídos na articulação com estalos e/ou crepitações(exemplo crec crec);
- Limitação no movimento de mandíbula ou desvios ao abrir ou fechar a boca;
- Sensação de ouvido tapado;
- Dor;
- Entre outros
Os sintomas podem variar de indivíduo para indivíduo em relação a intensidade e freqüência.
As causas são multifatoriais dentre elas:fatores de oclusão dentária,fatores traumáticos,stress,problemas emocionais,etc.
O tratamento fonoaudiológico das disfunções de ATM envolve a modificação de fatores que influenciam e agravam a dor,o desconforto e as limitações do paciente.