O Mal de Parkinson é um distúrbio nervoso que geralmente acomete pessoas com mais de 50 anos. Começa quando as células nervosas do cérebro, responsáveis por produzir a substância química dopamina que controlam os movimentos nervosos, começam a ser destruídas aos poucos. Sem a produção de dopamina, as células ficam impossibilitadas de enviar mensagens corretamente e por consequência, o indivíduo começa a perder funções musculares.
O Mal de Parkinson causa diversas alterações motoras, entre elas: Tremor, Rigidez, Lentidão dos movimentos e Instabilidade Postural que, consequentemente, acometem danos na comunicação e na capacidade de Deglutição.
A dificuldade na comunicação ocorre devido à redução de movimentos dos músculos que controlam os órgãos responsáveis pela produção e articulação dos sons, deixando a fala pouco articulada por causa da rigidez nos músculos do maxilar.
O Fonoaudiólogo trabalha os distúrbios de Voze Linguagem de pessoas com Mal de Parkinson que tiveram sua comunicação afetada. Com massagens na região do rosto, pescoço e ombros, o profissional estimula os músculos para que relaxem. Orienta o paciente a mover a cabeça para baixo e para cima, virar para a direita e para a esquerda, beber bastante água para umedecer as cordas vocais e, a falar mais devagar, que com a ajuda do profissional reforça a articulação das palavras.