O ronco afeta a qualidade de vida por gerar problemas de sociais, emocionais e principalmente trazer prejuízos na saúde do paciente. Se o caso for acompanhado de apnéia, o problema pode fica ainda pior.
Mas o que é o ronco? O ronco é o ruído causado pelo estreitamento da região da garganta. Esse estreitamento pode ser causado por diversas causa, como pela flacidez da região. Essa flacidez faz com que os tecidos moles tornem-se mais volumosos e flácidos que por sua vez, atrapalha a passagem do ar, principalmente na inspiração, e quando este passa pela região há a formação do ruído. A apnéia pode ocorrer quando essas estruturas fecham a passagem de ar momentaneamente.
A principal queixa dos pacientes que apresentam esse problema é a presença da sonolência. Quando ocorre a apnéia a única forma de retomar a respiração são os microdespertares que podem ocorrer várias durante a noite, alterando a qualidade do sono. Além da sonolência podem apresentar cansaço, irritação, déficits de atenção, aumento de pressão arterial.
Os tratamentos são diversos que incluem cirurgia, farmacoterapia, dieta, uso de respiradores artificiais. A mais nova forma de tratamento é a realizada pela Fonoaudiologia, desenvolvida pela equipe do Incor -SP.
A base desse tratamento é a realização de exercícios para fortalecer os músculos da língua e palato mole, que podem reduzir em até 40% dos sintomas e da gravidade. Inicialmente esses são realizados de forma intensa e depois há a necessidade de manuntenção para que os músculos não voltem ao estado anterior.
Se apresenta problemas de ronco e apnéia agende uma avaliação para o seu caso.