Musicalização

PROJETO – ESTIMULAÇÃO MUSICAL FONOAUDIOLÓGICA

A música possui um papel importante na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, socialização, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.

A estimulação musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, capacidade de interação e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Um recurso muito interessante a ser usado com crianças que apresentam dificuldades na aquisição da linguagem são as músicas. Além de ser um recurso motivador, alguns estudos indicam que a música contribui para melhorar a atenção, a memória, o processamento semântico e tem um efeito positivo também nas emoções. Muitos estudos indicam também os benefícios da música para crianças com Síndrome de DownAutismo, casos de Lesões Cerebrais e para a aprendizagem.

Assim como as músicas escolhidas para o trabalho com a linguagem devem estar de acordo com o objetivo que se deseja alcançar, considerando as necessidades e dificuldades da criança. O projeto tem como objetivo unir a música com o instrumento proporcionando para a criança a experiencia de ter não só o contato com o instrumento, mas também aprender a tocar.

A área da Fonoaudiologia por meio da musicalização favorece as habilidades auditivas como:Coordenação motora fina e corporalMemória auditivaDiscriminação auditivaOrientação espacialVocabulárioAtençãoEstimulação de linguagem, Reduz a ansiedade. As estimulações de linguagem com músicas podem conter vocabulários divididos nas categorias semânticas (animal, frutas, meios de transportes, cores, objetos). Poderá conter utilização de apoio visual como a apresentação de imagens que represente o objeto cantando desenvolvendo a discriminação auditiva/visual e aumentando o vocabulário.

Atenção visual;

Coordenação motora fina e corporal;

Memória auditiva;

Discriminação auditiva;

Orientação espacial;

Vocabulário (7 notas musicais);

Estimulação de linguagem (cantigas).

Ritmo (rápido e lento);

Notas músicas (leitura simples);

Reconhecimento de agudo, médio e grave;

Treino de fala espontânea com música;

Apresentação.